segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como funciona o Trem de Levitação Magnética?


 Comparando com os meios convencionais de transporte, os trens levitados magneticamente tem uma característica muito relevante: eles deixam a estação apoiados nos trilhos como um trem comum, mas quando a velocidade atinge um certo valor os trens literalmente “decolam” e se mantêm afastados dos trilhos até se aproximar do destino. Com isso, todo atrito com os trilhos é eliminado, devido a interação de campos magnéticos que fazem esses trens levitar sobre uma “deslizadeira” especial. Em tese, a levitação magnética pode permitir que os trens viajem a mais de 500 km/h. Outra característica dos trens levitados magneticamente é o fato de que controlando as correntes nos eletroímãs é possível induzir pólos magnéticos iguais ou opostos em trechos dos trilhos situados à frente do trem, o que permite ajustar a velocidade, fazendo-o acelerar ou frear, conforme a necessidade. O corpo do trem, onde viajam os passageiros, é montado sobre um trilho localizado na parte inferior do mesmo, nele se abrigam os ímãs para a levitação e os ímãs-guias. A porção inferior do trem envolve a deslizadeira, e os sistemas que controlam os ímãs asseguram que o trem permaneça próximo dela, mas sem a tocar. Rolos de fios enrolados sob a deslizadeira geram um campo magnético que se move ao longo da mesma. As forças de interação magnética entre esse campo e os eletroímãs do trem fazem-o levitar e movimentar.




O Maglev

Entre esses projetos esta o maglev (abreviatura de "levitação magnética", em inglês). É um meio de transporte em que campos magnéticos fazem levitar um veículo sobre uma deslizadeira especial. Os veículos maglev, que atingem 450 km/h, poderiam competir com vôos curtos entre cidades, pois o tempo das jornadas é quase o mesmo. Na Alemanha e no Japão, testes apontaram para velocidades de até 550 km/h. Estas altas velocidades são possíveis porque a deslizadeira e o veículo não se tocam quando este se encontra em movimento.  A principal fonte de resistência para um veículo maglev é o ar, problema que pode ser resolvido por ajustes aerodinâmicos. Ao contrário dos trens convencionais, os maglevs não transportam unidades de propulsão, que se situam nas deslizadeiras.  Os inovadores sistemas de guias e de propulsão eliminam a necessidade de rodas, freios, motores e dispositivos para captar, converter e transmitir a energia elétrica. Consequentemente, os maglevs são mais leves, silenciosos e menos sujeitos ao desgaste que os trens tradicionais.

Fonte : Física Viva de James Trefil e Robert M. Hazen, LTC/2006.
http://br.geocities.com/saladefisica





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